Quem está satisfeito com a conta de luz?

A pergunta do título desta coluna é daquelas que tem uma resposta unânime, tanto para consumidores residenciais quanto empresariais. Apesar da resposta ser negativa, a boa notícia é que hoje existem alternativas bastante acessíveis para redução nos gastos com energia.

Ações básicas de eficiência energética já são parte do cotidiano da maioria das pessoas, como desligar os aparelhos que não estão sendo utilizados, uso de lâmpadas LED, mais econômicas em comparação a outros modelos. Outras soluções são exclusivas para empresas de grande porte, como a possibilidade de negociar os recursos energéticos no Mercado Livre de Energia. Para todos os públicos, a Energia Solar Fotovoltaica desponta como a solução mais democrática e definitiva, prova disso são os diversos casos em que a economia conquistada com essa tecnologia ultrapassa os 95%.

Uma das grandes vantagens da energia solar é sua versatilidade, já que existem 4 modalidades previstas:

  • Autoconsumo, em que você instala o sistema no próprio local de consumo;
  • Autoconsumoremoto, em que o sistema é instalado em um local, mas pode enviar o excedente de produção para um outro local com a mesma titularidade da conta de luz, através de créditos – desde que dentro da mesma Distribuidora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *